2.

Moreira D. M., Ferreira M. M. C.,“Estudo quimiométrico de leveduras em processos de fabricação de pães” [The chemometric study of breadmaking starters]. Uberlândia, MG, Brazil, 12-14/08/1997: 2° Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [The 2nd Brazilian Congress of Chemical Engineering in Scientific Iniciation], Anais [Annals], 7-10 (1997). Poster.
[Article.]
 

Below are some information found about the II COBEC-IC.



On history of the COBEQ-IC meetings found on the page of the V COBEQ-IC at: http://www.ufrrj.br/cobeqic2003/historico.html


HISTÓRICO





Desde o início da década de 1980, graças ao incentivo do CNPq e das agências estaduais de fomento, os programas de iniciação científica vêm crescendo significativamente, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e a oportunidade de melhor preparação de discentes de graduação para o ingresso na pós-graduação.

___As Jornadas de Iniciação Científica, promovidas por diversas Universidades do País, são eventos locais, que congregam todas as áreas do conhecimento. Nestes eventos é freqüente que os trabalhos da área de Engenharia Química não tenham o alcance desejável, quer pelo aspecto local ou regional, quer pela grande quantidade de trabalhos de outras áreas.

___Além disso, no Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), como também em diversos Congressos e Encontros Científicos de áreas específicas (ENEMP, EBA, ABIPOL, CBECIMAT, CONBENGE, Seminário Brasileiro de Catálise, etc.), o espaço para a participação de alunos de Iniciação Científica é sempre limitado, uma vez que o foco maior destes Encontros Científicos é a divulgação de trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação e aqueles que caracterizem ações inovadoras em Ciências da Engenharia Química.

___Deste modo, um evento específico para a Iniciação Científica em Engenharia Química e áreas correlatas é um importante evento para atrair os jovens interessados em pesquisa e divulgar os resultados dos seus trabalhos em meio mais receptivo. Portanto, é desejável que um evento deste tipo seja de caráter nacional, congregue alunos, pesquisadores e professores das instituições mais renomadas do país, ofereça espaço para apresentação de trabalhos de discentes de graduação vinculados à Iniciação Científica e também, para a discussão sobre os aspectos relevantes dos Programas de Iniciação Científica e a inserção dos discentes em programas de pós-graduação e no mercado de trabalho.

___ O Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (COBEQ-IC) foi idealizado pelo Professor José Teixeira Freire do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos – SP, com o objetivo de tornar-se um fórum mais específico para a apresentação de trabalhos de pesquisa, em nível de Iniciação Científica, em Engenharia Química e áreas afins.

___O I Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica foi organizado pelo Departamento de Engenharia Química da UFSCar em agosto de 1995, tendo cerca de 150 trabalhos inscritos, 130 trabalhos apresentados e mais de 100 trabalhos completos (4 páginas) publicados nos anais do evento.

___A partir do primeiro COBEQ-IC, a Comissão Permanente de Organização do Evento decidiu que o mesmo ocorreria a cada dois anos, sempre organizado por um Departamento ou Faculdade de Engenharia Química, preferencialmente aqueles que também contassem com programas de pós-graduação, uma vez que o COBEQ-IC é um excelente divulgador das instituições e programas de pós-graduação em Engenharia Química do país.

___Na Tabela 1 é apresentado um quadro resumo das quatro edições anteriores do COBEQ-IC, com ano, instituição promotora, local, número estimado de participantes e de trabalhos inscritos.

___Como se observa na Tabela 1, o COBEQ-IC já é um evento consolidado e vem se tornando cada vez mais importante para a área de Engenharia Química, tanto é assim, que, dentre todos os eventos de iniciação científica do país, apenas os trabalhos completos publicados nos Anais do COBEQ-IC são considerados para pontuação na avaliação da produção discente dos programas de pós-graduação vinculados à Área de Engenharias II da CAPES.
 

Tabela 1 – Quadro resumo do COBEQ-IC
 
Evento
Ano
Organização
Local
Participantes
Trabalhos
I COBEQ-IC
1995
DEQ/UFSCar 
São Carlos- SP
367
109
II COBEQ-IC
1997
DEQ/UFU
Uberlândia - MG
380
118
III COBEQ-IC
1999
DEQ/UFMG
Belo Horizonte - MG
400
208
IV COBEQ-IC
2001
DEQ/UEM
Maringá - PR
448
252

___O Departamento de Engenharia Química da UFRRJ assumiu o compromisso de organizar e realizar o V COBEQ-IC antes mesmo de haver implantado o seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, uma vez que esta implantação já fazia parte dos projetos de desenvolvimento do DEQ/UFRRJ.

___O PPGEQ/DEQ/UFRRJ foi criado em 2000 e recomendado pela CAPES em 2001. Desde então, o programa vem realizando grandes esforços para a sua divulgação consolidação, tais como a organização do XXVI Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, em 1998, quando ainda em fase de elaboração do projeto do programa, e do IV Encontro Brasileiro sobre Adsorção, em 2001, como primeiro passo para a divulgação do PPGEQ entre docentes de outras instituições.

___Deste modo, a organização do V COBEQ-IC é um passo definitivo para o PPGEQ/DEQ/UFRRJ, já que o COBEQ-IC é, atualmente, o mais  importante meio de divulgação dos programas de pós-graduação em Engenharia Química do país, uma vez que proporciona aos discentes vinculados à Iniciação Científica, que são normalmente os melhores alunos de cada Universidade e candidatos naturais à pós-graduação, a oportunidade de visitar e conhecer as Instituições Promotoras.


Agendum in of IC on-line vol. 2 No. 3 maio/junho 1997 at: http://www.ufrgs.br/propesq/revista/n3v2/agenda.htm