O que é Cambridge Structural Database (CSD)?
O banco de dados estruturais Cambridge Structural Database (CSD) é pouco conhecido e usado pela comunidade científica e indústria brasileira.
O CSD contém mais de 270 000 estruturas cristalográficas com carbono orgânico, em vários tipos de moléculas com no máximo mil átomos, tais como moléculas de
-compostos orgânicos tipicos (grande variedade de compostos naturais e sintetizados), especialmente
-peptídeos com até 24 resíduos e
-mono, bi e trinucleotídeos;
-compostos organometálicos;
-complexos metálicos;
-clusters metálicos;
-compostos orgânicos contendo outros elementos principais da tabela periódica;
-compostos inorgânicos moleculares e iônicos;
-elementos (formas alotrópicas moleculares ou ânions poliatômicos).
A maioria das estruturas no CSD são de compostos orgânicos, organometálicos e de compléxos metálicos. Cristais podem conter dois, três ou mais compostos, e às vezes elementos. Quase toda estrutura no CSD contem especies orgânicas (i.e. carbono e hidrogênio), ou no mínimo carbono orgânico.
O CSD é um produto do Cambridge Crystallographic Data Centre, uma parte integrante da Universidade de Cambridge em Cambridge, Inglaterra. O CSD contem estruturas publicadas em mais de 70 jornais.
Mais informações veja na página do CSD: http://www.ccdc.cam.ac.uk/prods/csd/csd.htmlAbaixo estão alguns exemplos de estruturas retiradas do CSD. Para outros exemplos de cada uma das classes dos compostos clique no link do texto acima. Os exemplos contêm o conteudo completo ou parcial das estruturas extraidas.
-------------variedade de substâncias bioativas cujas estruturas moleculares foram extraidas do CSD---------------