A Profa. Dra. Márcia M. C. Ferreira recebe o Prêmio Zeferino Vaz no dia 7 de dezembro de 2011




Sobre o Prêmio Zeferino Vaz:

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" é conferido anualmente a docentes ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa.

Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um premiado por ano, dentre os docentes que apresentaram relatório trienal de atividades entre 1 de setembro do ano anterior e 31 de agosto do ano em curso.

Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Unicamp. Este prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional.


Link direto: http://www.unicamp.br/unicamp/imprensa/premios-e-distincoes/premio-zeferino-vaz



Notícias:


Vinte docentes recebem Prêmio ‘Zeferino Vaz’ 2011


Sílvio Anunciação
Fotos: 
Antonio Scarpinetti
Edição das imagens: 
Everaldo Silva e RTV Unicamp (vídeos)

[7/12/2011] Vinte docentes da Unicamp receberam na manhã desta quarta-feira (7) o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, conferido anualmente àqueles que se destacam nas funções de docência e pesquisa (veja relação ao final). A premiação foi concedida durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu). Na ocasião também foram premiados os melhores trabalhos do XIX Congresso de Iniciação Científica e de Iniciação à Inovação.



A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Aloise Pilli, que representou o reitor, Fernando Ferreira Costa. Além de Pilli, participaram, Roberto de Alencar Lotufo, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e Patrícia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologias da Inova. O evento também foi acompanhado por autoridades da reitoria, diretores de faculdades e institutos, professores, funcionários e familiares dos premiados.

Cada laureado com o Prêmio “Zeferino Vaz” recebeu um diploma e um cheque no valor equivalente a três salários-base de professor MS-6. O pró-reitor Ronaldo Pilli parabenizou os contemplados e afirmou que a solenidade marca “momento especial na vida dos docentes e estudantes premiados”. “A Unicamp, desde a sua fundação, opera nos moldes da Escola Humboldtiana, ou seja, alia pesquisa e ensino. E crê que esse binômio é o alicerce de nossas atividades, junto com a extensão universitária. Várias decisões e regulamentações na Universidade apontam sempre nessa direção, valorizando, realmente, àqueles que são responsáveis pela excelência das atividades acadêmicas”, reconheceu.

Ainda de acordo com ele, o Prêmio sempre esteve atrelado à produção de alta qualidade dos docentes da Universidade. “O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico ‘Zeferino Vaz’ teve a sua origem em 1990, na forma de uma bolsa de reconhecimento acadêmico. Naquela oportunidade, a Universidade já valorizava o vínculo com o relatório de atividades. A Unicamp foi a primeira Universidade que passou a exigir de seus docentes a apresentação de relatórios de atividades”, lembrou.

O Reconhecimento Acadêmico é conferido anualmente a professores ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um nome por ano, dentre aqueles que apresentaram relatório de atividades. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Universidade.

Um dos premiados de 2011, o docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Lício Augusto Velloso, atua na linha de frente com pesquisas para o desenvolvimento de terapias relacionadas a um dos maiores problemas da população: a obesidade. “Nos últimos 30 anos tivemos um aumento significativo de pessoas obesas no país e a estimativa é que isso deva continuar porque ainda não há nenhum método terapêutico eficiente para tratar a obesidade. O foco principal da pesquisa desenvolvida pelo meu grupo é exatamente a busca destas possibilidades terapêuticas”, contou. “A nossa função na Universidade passa pela produção de conhecimento científico. Eu estou extremamente honrado em receber um prêmio como este e por representar a nossa Faculdade nesta cerimônia”, agradeceu.

Outra premiada, Heloisa Helena Baldy dos Reis, da Faculdade de Educação Física (FEF), é referência no desenvolvimento de pesquisas sobre a violência esportiva no país. “Estou muito feliz em receber este prêmio tão importante da Universidade, depois de 23 anos de trabalho na Educação Física e 25 anos de Unicamp. Eu acho que o Prêmio demonstra mais uma vez o reconhecimento da Universidade pelas nossas pesquisas que estão fortemente vinculadas às áreas da educação física e humanidades”, retribuiu.

Premiados:
Lício Augusto Velloso – Faculdade de Ciências Médicas
Agueda Bernardete Bittencourt – Faculdade de Educação
Vivaldo Silveira Junior – Faculdade de Engenharia de Alimentos
Roberto Testezlaf – Faculdade de Engenharia Agricola
Paulo Sérgio Franco Barbosa – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Roberto de Alencar Lotufo – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Heloisa Helena Baldy dos Reis – Faculdade de Educação Física
Paulo Roberto Mei – Faculdade de Engenharia Mecânica
Theo Guenter Kieckbusch – Faculdade de Engenharia Química
Glaúcia Maria Bovi Ambrosano – Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Silvio Ferraz Mello Filho – Instituto de Artes
Paulo Mazzafera – Instituto de Biologia
Ricardo Dahab – Instituto de Computação
José Maria Ferreira Jardim da Silveira – Instituto de Economia
Francisco Foot Hardman – Instituto de Estudos da Linguagem
Cristina Meneguello – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Daniel Mario Ugarte – Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’
Roberto Perez Xavier – Instituto de Geociências
Plamen Emilov Kochlokov – Instituto de Matemática e Computação Científica
Márcia Miguel Casto Ferreira – Instituto de Química


Prêmio de Iniciação Científica
Durante a solenidade, vinte alunos de iniciação científica e seus respectivos orientadores também foram agraciados com o Prêmio Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).  Os autores dos trabalhos e os orientadores receberam certificados e um kit. Além disso, cada aluno ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil. Outros vinte trabalhos receberam menção honrosa.

Os trabalhos premiados foram selecionados entre os 1,3 mil que foram apresentados no XIX Congresso de Iniciação Científica, realizado no final de outubro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O evento foi organizado pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação.


Link direto: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/12/08/vinte-docentes-recebem-premio-zeferino-vaz-2011



Lista de contemplados:



2011

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz"

Contemplados de 2011
Docentes da Unicamp que receberam em dezembo de 2011, durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”. É conferido anualmente àqueles que se destacam nas funções de docência e pesquisa.

LÍCIO AUGUSTO VELLOSO – FCM   
AGUEDA BERNARDETE BITTENCOURT – FE
VIVALDO SILVEIRA JUNIOR - FEA
ROBERTO TESTEZLAF – FEAGRI
PAULO SÉRGIO FRANCO BARBOSA – FEC
ROBERTO DE ALENCAR LOTUFO – FEEC
HELOISA HELENA BALDY DOS REIS - FEF
PAULO ROBERTO MEI – FEM
THEO GUENTER KIECKBUSCH – FEQ
GLAÚCIA MARIA BOVI AMBROSANO - FOP
SILVIO FERRAZ MELLO FILHO – IA
PAULO MAZZAFERA – IB
RICARDO DAHAB – IC
JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA – IE
FRANCISCO FOOT HARDMAN - IEL
CRISTINA MENEGUELLO – IFCH
DANIEL MARIO UGARTE -IFGW
ROBERTO PEREZ XAVIER – IG
PLAMEN EMILOV KOCHLOUKOV – IMECC
MÁRCIA MIGUEL CASTRO FERREIRA - IQ



Link direto: http://www.unicamp.br/unicamp/imprensa/premios-e-distincoes/premio-zeferino-vaz/2011



Webmasters: marcia@iqm.unicamp.br, rkiralj@yahoo.com



<-- Voltar para à versão portuguesa